QUEM
SOMOS

Desde 1910

A quarta geração da família Pizzorno dá continuidade a um legado familiar de amor e respeito pela natureza que começou há mais de um século, sem ter perdido um único elemento dessa tradição vinícola. No entanto, Carlos Pizzorno foi incorporando técnicas modernas no cultivo da videira e na elaboração de vinhos, num esforço para manter a excelência enológica.

Os vinhos produzidos hoje pela Pizzorno Family Estates representam uma terra rica e próspera. Carlos Pizzorno é o líder de uma família que soube evoluir porque acreditou nesta terra e trabalhou incansavelmente pela sua grande paixão por vinho.

Vinhedos

Os 21 hectares de vinhas que rodeiam a vinícola estão inseridos em encostas suaves com solos permeáveis, de granulometria franco argilosa, calcária, com pouca profundidade. As cepas cultivadas são: Tannat, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Petit Verdot, Merlot, Pinot Noir, Malbec, Arinarnoa, Marselan, Sauvignon Blanc, Chardonnay e Moscatel de Hamburgo.

Em nosso vinhedo, respeitamos o ecossistema e contribuímos para a conservação do meio ambiente. Não fertilizamos o solo e fazemos racional de água. Antes da vindima (colheita da uva) é feito um trabalho intensivo de poda verde, desbaste e raleio dos cachos para obter as melhores uvas, o que se reflete na qualidade dos vinhos, todos elaborados com uvas próprias. A colheita é realizada manualmente, de acordo com os parâmetros sensoriais determinados pelos nossos enólogos e as análises laboratoriais realizadas, são feitas na própria vinícola: controle de acidez total, pH, açúcar, nitrogênio, antocianinas totais e extraíveis, maturação das sementes e polifenóis totais.

Vinícola

Equipe

Carlos Pizzorno

Enólogo e atual diretor da vinícola. Com uma visão ampla e convicta do caminho que estava percorrendo, em 1988 promoveu a produção de vinhos finos e realizou aquisições tecnológicas que logo deram origem às primeiras exportações, e posteriormente à construção de uma adega subterrânea (cava) e sala de degustação.

Ana Laura Rodriguez

Esposa de Carlos, é um pilar fundamental da empresa. Promoveu a área comercial e conquistou o primeiro mercado internacional onde a vinícola estava presente. Gastroenterologista de profissão, ela se afastou da prática médica por vários anos para contribuir com o desenvolvimento desse projeto familiar, ao qual atualmente retorna em tempo integral. No entanto, ela continua pesquisando na área da medicina os efeitos benéficos do vinho para a saúde humana.

Francisco Pizzorno

Filho de Carlos, atualmente responsável por todas as áreas comerciais da empresa, divide o seu tempo entre viagens ao exterior, representando a vinícola em feiras internacionais e liderando as áreas de Turismo e Comunicação. Como quarta geração da família, ele é grato pelo legado herdado e, assim como recebeu essa oportunidade de seu pai, ele aspira perpetuar o projeto familiar por muitas gerações mais.

Marcelo Laitano

Enólogo principal da vinícola, ele trabalha no estabelecimento há mais de 18 anos, onde chegou como aluno para realizar os seus primeiros estágios. Seu grande talento para a elaboração de vinhos de alta qualidade levou-o a se aperfeiçoar no exterior, para posteriormente aplicar novas técnicas de produção na vinícola. Promoveu o processo de maceração carbônica e a produção de vinhos espumantes naturais.

Nestor Merino

Graduado e com Mestrado em Viticultura e Enologia pela Universidade da República e SupAgro Montpellier (França), e Engenheiro em Enologia na Suíça, é especialista em viticultura e responsável por todas as nossas vinhas. Entrou para a equipe em 2012 e desde então tem aplicado grandes inovações na vinha que resultaram em melhorias apreciáveis ​​na nossa matéria-prima e, consequentemente, nos nossos vinhos.

Duncan Killiner

Enólogo consultor, formado B.Sc. Oenology em 1994 na Nova Zelândia, tem um papel fundamental na equipe de enólogos. Visita a vinícola várias vezes ao longo do ano, principalmente em momentos importantes, como a vindima (colheita). Atualmente mora em Mendoza – Argentina, onde além de assessorar outras vinícolas, realiza seu próprio projeto. Ele tem grande responsabilidade na elaboração de nosso bem-sucedido Sauvignon Blanc.

Perla Piccardo

Formada em Administração de Empresas, exerce funções administrativas dentro da empresa e, como o restante da equipe, trabalha junto com a família há mais de uma década. Além disso, tornou-se uma referência para nossos clientes e fornecedores.

Braulio

Braulio é nosso mascote. Ele apareceu em nossa vinícola em novembro de 2019, ficou amigo do nosso Chef e de toda a equipe de turismo, que passou a alimentá-lo. Assim, aos poucos foi conquistando nosso carinho e cada um que nos visita, tira uma foto com ele.

Carlos Pizzorno
Director Enólogo

Filosofía

A nossa missão é produzir uvas de excelente qualidade, para depois obter bons vinhos em lotes limitados, fruto de um estilo de elaboração própria que alia arte e tecnologia.

A paixão e dedicação da família Pizzorno pela terra e pelo vinho, a sua preocupação com os detalhes, o seu empenho na equipa de trabalho e nas gerações futuras da família, fazem da qualidade dos seus vinhos uma marca registada que se supera ano após ano.